A saúde emocional é uma parte importante do bem-estar físico e mental geral. As pessoas que gozam de boa saúde emocional têm controle sobre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, além de serem capazes de enfrentar qualquer desafio que surja na vida, mantendo bons relacionamentos, o que significa que elas mesmas se sentem felizes sem precisar buscar constantemente o exterior validação dos outros ao seu redor quando se trata de momentos muito tristes ou se sentir estressado o tempo todo, porque essas emoções continuarão chegando, mas ao invés de deixar a negatividade nos consumir como alguns não sabem como lidar com essas coisas; em vez disso, você simplesmente se levanta a cada vez, mesmo que já tenha ocorrido vários contratempos..
Como melhorar a saúde mental?
A busca pelo bem-estar emocional é uma jornada ao longo da vida. Quando você está emocionalmente saudável, você não apenas permite a produtividade e lida com os estressores na vida cotidiana, mas também ajuda os outros a se sentirem mais calmos ao seu redor, porque eles sabem que suas emoções serão respondidas sem medo ou julgamento por pessoas de fora; isso os leva a um caminho mais fácil para o sucesso em todas as frentes, também fisicamente. A pesquisa mostrou que a manutenção de níveis elevados pode levar as pessoas a apresentarem menos sinais associados à má função cardíaca, como pressão alta e obesidade, em comparação com aquelas com baixa autoestima.
Dicas para melhorar a sua saúde mental
Muitas vezes temos fortes emoções sobre as coisas que nos acontecem na vida. Quando nos sentimos tristes, frustrados ou com raiva, pode ser difícil pensar com clareza e tomar boas decisões por nós mesmos. Tire algum tempo de sua agenda lotada antes de agir sobre o que o está incomodando para ver se existem outras soluções ou maneiras de lidar com esses sentimentos.
Expressá-los adequadamente também é importante: isso pode significar conversar em particular quando alguém próximo a você entende o quanto algo o aborreceu; compartilhar a tristeza em épocas como o Natal para que ninguém se sinta sozinho porque também está passando por momentos difíceis e, finalmente, aprender métodos de relaxamento que nos ajudem a lidar melhor com a pressão.
Alcançar o equilíbrio é difícil e às vezes é preciso encontrar um caminho de volta. A chave, segundo pesquisadores da Universidade de Waterloo (Canadá) (universidade que se destaca por sua experiência nesta área), reside não apenas em encontrar tempo, mas também em ter perspectiva: o que você prioriza? Seus objetivos giram principalmente em torno do trabalho/jogo ou atividade versus descanso; em caso afirmativo, como cada um influencia a conquista do sucesso pessoal?
É importante encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho, diversão e descanso. Dedique tempo às coisas que você gosta para que a vida se desvie da agitação das tarefas diárias em casa ou no escritório. Saber mais no nosso sítio web!